Edital de seleção de candidatos às vagas para o curso de extensão análise de situação de saúde do trabalhador – ASST aplicada aos serviços de saúde.

Português, Brasil
A Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT consiste na produção sistemática de dados, e a sua análise para gerar informação útil e oportuna para a gestão dos riscos e dos problemas de saúde, visando o seu controle, prevenindo-os, tornando assim os ambientes de trabalho mais saudáveis, reduzindo os problemas de saúde, e melhorando as condições de trabalho, saúde e bem-estar. O Ministério da Saúde pretende estimular ações de vigilância e capacitar serviços de saúde para a realização de Análise de Situação de Saúde do Trabalhador – ASST.
 
A ASST possibilita a identificação das necessidades de saúde, grupos de trabalhadores sob maior risco e prioridades que demandem intervenções específicas num dado território, que devem ser objetos de priorização no planejamento nos âmbitos municipal, estadual e federal.
 
Convidamos você a participar do curso de Atualização em Análise de Situação de Saúde do Trabalhador desenvolvido através da parceria entre Ministério da Saúde, UFBA e Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Em modalidade remota e autoinstrucional, o curso foi elaborado em formato modular, constituído por 5 módulos que totalizam 96 horas.  O primeiro módulo, intitulado de Formação Básica em ASST, é obrigatório e possui 36 horas de carga horária. Apenas após a conclusão deste módulo básico, você poderá optar por realizar os outros 4 módulos e totalizar a carga horária do curso.
 
Com vagas limitadas, o curso é voltado a gestores e trabalhadores dos serviços de saúde de assistência ou que atuem no âmbito municipal, estadual, federal em serviços estratégicos para vigilância em Saúde do Trabalhador, em todas as esferas de atenção.
 
As inscrições estão abertas entre o dia 30 de abril e às 23h59min do dia 07 de maio