Terceiro Encontro “Universidade, SUS, Entregadores” Projeto de pesquisa, ensino e extensão da FMB-PPGSAT: EpisSAT Entregadores

No Terceiro Encontro que aconteceu em 10 de outubro de 2023: “Universidade, SUS, Entregadores”, muito se discutiu em amplo debate envolvendo diversos setores: engenharia de tráfego, serviços do SUS em Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica, SAMU 192, lideranças dos entregadores e Universidade. A matéria do jornalista Egberto Siqueira sintetiza este importante Encontro.

Confira a matéria produzida por Egberto Siqueira ; "3º Encontro do EpisSAT Entregadores apresenta resultados preliminares do projeto"

A luta pela proteção da vida no trânsito dos entregadores de aplicativos tem sido um dos impactos do projeto EpisSAT Entregadores (FMB - Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho – UFBA, com apoio do PPGSC-ISC).

Cerca de 80% dos acidentes de trabalho da categoria ocorre nas ruas e avenidas, e, sem proteção social, ao se acidentarem os entregadores não têm repouso remunerado e condições necessárias para recuperar sua saúde.

As ações voltadas para promoção de políticas públicas visam ampliar o debate entre os entregadores, através de suas associações e sindicatos, com instituições do setor saúde (SUS) – Rede Nacional de Saúde do Trabalhador -, com órgãos de trânsito e com a Universidade.

O EpisSAT Entregadores visa dar visibilidade ao atual trabalho precário desses trabalhadores subordinados às empresas-plataforma digital e está sendo desenvolvido por pesquisadores de universidades públicas federais, com a coordenação da UFBA. O objetivo é contribuir com informações e conhecimento acerca das condições de saúde e trabalho dos entregadores, que têm uma presença crescente no trânsito e representam hoje mais de 700 mil trabalhadores no Brasil.

Entre diversas iniciativas de ensino e pesquisa, neste momento, umas das iniciativas de extensão do Projeto é a ação nas ruas e pontos de aglomeração de entregadores em Salvador para distribuição de quatro mil adesivos, com cinco frases de apelo à sensibilidade dos motoristas: “Este entregador é meu pai! Cuide dele no trânsito”; “Motorista, evite acidentes! Entregador trabalhando”; “Motorista fique on! Cuide do entregador no trânsito”; “Atenção Motorista! Cuide do trabalhador motociclista!”; “Minha família me aguarda! Cuide deste trabalhador no trânsito”. Os arquivos dos adesivos vão ser disponibilizados para todo o Brasil para ações similares em outras cidades. Esta ação tem a colaboração de professores da Engenharia de Tráfego da Escola Politécnica-UFBA, através da ACCS ENGM99, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Salvador) e Vigilância Epidemiológica Municipal.

A coordenadora do EpisSAT Entregadores, a médica do trabalho e professora da UFBA, Rita Fernandes, do DMPS-PPGSAT, lembra que esta campanha quer alertar a sociedade sobre sua responsabilidade com o trabalhador no trânsito. “É relevante a ocorrência de acidentes no trânsito destes trabalhadores, mal remunerados e em situação precária, que são obrigados a tentar fazer muitas entregas para obter uma renda razoável, por isso precisam “viver correndo”, colocando sempre a vida em risco”, alerta ela.

A situação da categoria tem mobilizado os serviços de saúde, profissionais que atuam no trânsito, pesquisadores, e ela requer intervenções urgentes de proteção no trânsito e políticas públicas para o tráfego seguro. Uma delas defendidas pelos estudiosos é a faixa azul, exclusiva para motociclistas, adotadas em algumas vias em São Paulo, com bons resultados de segurança no trânsito nas primeiras avaliações realizadas.