Seminário: Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde. Participação importante do PPGSAT no evento

Eventos /

Seminário: Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde

Data de início: 11/12/2019
 Horário: 09:00 até 16:30
 Data de término: 12/12/2019
 Horário: 09:30 até 16:30
 Cidade: Salvador
 Local: Auditório do Pavilhão Aluízio Prata do Instituto Gonçalo Moniz - IGM/FIOCRUZ-Ba - Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal - Salvador

A partir do final de agosto foram identificados os primeiros locais com manchas de petróleo cru nas praias de litoral do nordeste brasileiro. Atualmente, cerca de um terço do litoral brasileiro (aproximadamente 2.500 km) possui locais atingidos por manchas de petróleo cru, sendo a Bahia o estado mais afetado. No contexto atual é ainda incerto a evolução das manchas de óleo, bem como o dimensionamento dos impactos ambientais e sanitários, tornando urgente envolver os diferentes atores governamentais, em seus diferentes níveis (municipal, estadual e federal), instituições de pesquisa e universidades, bem como trabalhadores e comunidades envolvidos e atingidos por esse desastre ambiental, para conjuntamente discutir e propor ações de saúde no curto, médio e longo prazos, assim como busca de soluções.

Para contribuir em nas ações de saúde, entre os dias  11 e 12 de dezembro de 2019, no Auditório do Pavilhão Aluízio Prata do Instituto Gonçalo Moniz – IGM / FIOCRUZ-Ba, na cidade de Salvador, Bahia, ocorrerá o “Seminário: Derramamento de Petróleo e Impactos na Saúde“. É esperado que ao final desse encontro sejam apresentados subsídios para atuação dos diversos setores para a redução dos riscos desse desastre para a saúde coletiva, assim como para melhor compreensão e investigações futuras sobre os impactos na saúde.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

DIA 11 DE DEZEMBRO

Abertura (9:00-9:30): Representantes FIOCRUZ, SESAB e UFBA

Mesa 1 (9:30-12:30) – Natureza e características do desastre ambiental: situações atuais e futuras – Coordenação: Leonardo Freitas (Cepedes/FIOCRUZ)