Convite da Pesquisa Orientada 07/10/2022 às 10h. Tema: “Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal”.

"A Agenda 2030 é um compromisso assumido pelo Brasil e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável por algumas metas relacionadas aos ODS 3, 5, 6 e 16. Em função dos contrastes no território brasileiro e as prioridades nacionais, o governo federal se propôs a interiorizar, fortalecer, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU no país com o apoio das universidades.

Nesse sentido, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Curso de Nutrição/ Laboratório de Saúde Coletiva, está desenvolvendo um projeto de extensão para o fortalecimento e interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto propõe o apoio da universidade para sensibilizar,
organizar, fortalecer e desenvolver estratégias de interiorização da agenda 2030 com foco nos indicadores da Vigilância em Saúde.

A UFT responde pela coordenação geral do projeto e atuará nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá e Mato Grosso, em articulação com as respectivas Secretarias Estaduais de Saúde. A Universidade Federal do Acre atuará no desenvolvimento desse projeto nos estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas.

A proposta de recorte geográfico para o projeto é o da Amazônia Legal, que abrange todos os estados da Região Norte e mais Maranhão e Mato Grosso. Esta região ocupa cerca de 61% do território brasileiro."