Carta e produção científica do programa de pós-graduação em saúde, ambiente e trabalho são divulgadas na tv da assembléia legislativa da Bahia em 11 de setembro

Português, Brasil
Dia 11 de setembro às 10 horas estiveram presentes na comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia, convidados para apresentar a audiência pública "Saúde, Doenças vetoriais e Meio ambiente", o professor Guilherme Souza Ribeiro, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) e a Professora Rita de Cássia Franco Rêgo, do DMPS e coordenadora do PPGSAT. 
Na oportunidade, além de colaborarem para a reflexão sobre os caminhos da prevenção em relação às doenças vetoriais, os professores apresentaram a preocupação quanto ao contingenciamento  financeiro das Universidades Federais, que inclui a UFBA e o corte de financiamento de pesquisa  e de bolsas da CAPES e CNPQ. Este "apagão" da ciência vem comprometendo as pesquisas e os cursos de Pós-Graduações no Brasil. Esta semana mais suspensão de bolsas que comprometem especialmente os cursos de saúde coletiva com notas 3 e 4. Os cursos 3 estão concentrados (60%) na região Nordeste e na região Norte (25%). A professora Rita Franco entregou a carta de apoio ao PPGSAT, que foi lida pelo deputado presidente da comissão, José de Arimatéia, e este se comprometeu a dar apoio e ampla divulgação à carta e, inclusive, encaminhá-la para todos os deputados estaduais e ministros do Brasil. 
O presidente da comissão propôs ainda o lançamento do livro "Impacto de um programa de saneamento ambiental na saúde: fundamentos teórico-metodológicos" organizado pela professora Rita Franco Rêgo, Cristina Larrea-Killinger e Mauricio Barreto, na Assembléia Legislativa da Bahia. A carta pode ser acessada https://sat.ufba.br/pt-br/carta-de-apoio-ao-ppgsat. O livro, que foi publicado no final de 2018 pela EDUFBA, pode ser acessado no repositório da UFBA https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26036. Toda a audiência pública foi gravada e pode ser assistida na TV ALBA. 
Rita de Cássia Franco Rêgo