Cooperação interinstitucional PPGSC/IESC/UFRJ – PPGSAT/FMB/UFBA

Construção da parceria

Essa parceria vem de longa data. Em 2003, uma equipe em que participaram professores do IESC, entre os quais Volney Câmara, elaborou o documento “Avaliação de risco à saúde humana por metais pesados no município de Santo Amaro da Purificação, Bahia” que indicava o risco potencial de altas doses de chumbo e de outros metais pesados no sangue de habitantes da localidade.

Esta grave questão ambiental tem sido estudada,há mais de 20 anos,por vários pesquisadores, com a liderança, em nosso contexto, do Professor Fernando Martins Carvalho, criador do PPGSAT.

O foco na temática da poluição química dos diversos compartimentos ambientais e os efeitos na saúde humana, envolvendo a vigilância em Saúde do Trabalhador e em Saúde Ambiental são objetos de estudos de professores do PPGSC/IESC e do PPGSAT/FMB.Apesar dos graves problemas de Saúde Ambiental e da Saúde dos Trabalhadores existentes atualmente no Brasil e na Bahia, ainda há grande carência de profissionais, docentes e pesquisadores com formação e experiência nessas áreas.

O PCI-DINTERPPGSC/IESC/UFRJ – PPGSAT/FMB/UFBA propiciaa condução de pesquisas conjuntas, o fortalecimento da produção científica nessatemática em âmbito nacional, envolvendo ainda parceiros internacionais. Desenvolver pesquisas e formar pesquisadores com foco na complexa interface Saúde, Ambiente e Trabalho é condição necessária para o enfrentamento dos imensos desafios no que diz respeito à saúde ambiental e à saúde do trabalhador.

Com a portaria da CAPES Nº 243, de 6 DE NOVEMBRO DE 2019, que “regulamenta a apresentação e o acompanhamento dos Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI)” permitiu a oficialização desse formato de cooperação interinstitucional, usando a mesma nomenclatura do DINTER. Para nós, trata-se do registro de uma aproximação cuidadosamente construída entre o PPGSAT/FMB/UFBA e o PPGSC/IESC/UFRJ.

Como surgiu essa iniciativa?

A ideia surgiu no processo de avaliação e qualificação do PPGSAT a partir de 2017, como resultado de orientações do então coordenador de área, Guilherme Werneck. A construção do projeto foi resultado de várias conversas internamente em cada programa e entre os programas para alinharmos as perspectivas.  O PCI-DINTER PPGSC/IESC-PPGSAT/FMB resulta do entendimento que o PPGSAT é um programa consolidado e com contribuições importantes na temática que abriga.

A presença de um doutorado interinstitucional em parceria com a UFRJ, com a participação dos docentes do PPGSAT na orientação dos projetos, possibilitaa continuidade da formação dos pesquisadores, amplia o processo de formação dos discentes e qualifica os produtos científicos de egressos do programa, do corpo de pesquisadores. Esta iniciativa amplia as oportunidades para docentes da UFBA e de outras universidades públicas do estado da Bahia.

Essa cooperação prevê três objetivos: i. fortalecer pesquisas em Saúde, Ambiente e Trabalho; ii. dar continuidade aprojetosdos grupos de pesquisa PPGSAT ampliando a continuidade de projetos durante o doutorado;  iii. contribuir com a formação de docentes das universidades públicas em nível de doutorado. A formação básica requerida é de mestrado na área da saúde coletiva.
O PCI-DINTER é coordenado pelo Professor Guilherme Werneck, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Professora Mônica Angelim pela Universidade Federal da Bahia.