Infraestrutura

A sede do PPGSAT está localizada no complexo monumental da Bicentenária Faculdade de Medicina da Bahia, situada no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador. As dependências do Programa situam-se no segundo andar, com aprazível vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos, defronte à Bibliotheca Gonçalo Muniz, que está em fase de conclusão de ampla reforma estrutural e do acervo.  Os espaços do PPGSAT compreendem uma sala da Coordenação (15 m2), Secretaria (36 m2), Sala de Aula 1 com capacidade para 60 cadeiras (~80 m2), Laboratório de Informática com 10 computadores ligados à Internet e capacidade para 20 lugares (32 m2), Sala de Professores 1 (18 m2) e Sala de Professores 2, Programa PET (18 m2), e Almoxarifado (18 m2). O pé direito de todo o prédio é de 5,70 m2. Todos estes ambientes estão adequadamente climatizados. Eventualmente, o MSAT utiliza o Anfiteatro Monumental Alfredo Britto, da FAMEB, com 250 lugares, de três níveis, para eventos de maior porte e relevância e a sala de Aula 2 da FAMEB, com capacidade para 60 lugares (~68 m2). As salas de aula, o Laboratório de Informática e o Anfiteatro estão todos dotados de equipamentos para projeção audio-visual (laptop + data-show).  Fotos da sede do PPGSAT e da FMB  encontram-se disponíveis na home page do Programa - www.sat.ufba.br.
 
A mudança dos docentes do DMPS para o prédio monumental da FMB ocorreu definitivamente em 2012. Isto trouxe maior coesão e facilidade de comunicação entre os membros do DMPS que compõem a maioria dos docentes do PPGSAT, agora agregados num espaço físico único.
 
Em 2012, a parceria com o Ministério Público do Trabalho do Estado da Bahia rendeu uma doação ao PPGSAT, de equipamentos no valor aproximado de R$70.000,00. A intermediação da mestranda Camila Lessa de Almeida, funcionária do MPT-BA, foi fundamental neste processo. Equipamentos doados: Um Dosímetro de ruído, modelo Noise ProDL/10, marca Quest; Um Dosímetro de ruído, modelo EG4-D marca Quest; Um Analisador de nivel de ruido, modelo SounPro DL-2-1/3, marca Quest; Um Monitor de Stress (IBUTG), modelo Questtemp 34/6, marca Quest; Um Calibrador acústico, modelo QC-10, marca Quest (c/certificado de calibração); Cinco Gravadores de voz digital recarregável GPX; Duas Câmeras Digitais pretas Mirage 14MP 8X ZOOM LCD 2.7; 15 desktops UPD BITWAY ATOM D425 2 GB DVD-RW S+R+V; 15 monitores LED 15,"6 WIDESCREEN BLACK-PIANO KMEX Mod. LA1620 (caixa som embutido) e Quatro netbooks AMD C50 BRAZ AS 1301 2G 320H W7 STI Preto WIN 7 ST.

Laboratórios:

Laboratório de Química Analítica Ambiental da UFBA (LAQUAM)

Infra-estrutura: área física total de 295 m2, distribuídos em cinco laboratórios, sendo quatro de análises químicas ambientais e um de purificação de água.
 
Principais Equipamentos: Cromatógrafo de gás com detecção dupla de espectrometria de massa ( MS/MS) / Cromatógrafo de gás com detecção de captura eletrônica (ECD) / Cromatógrafo de gas com detecção de ionização de chama (FID) ) / Fluorescêncai de Raio X de Reflexão Total / Calibrador dinâmico de gás / Monitor contínuo de gás sulfídrico / Monitor continuo de NOx / Monitor contínuo de ozônio / Monitor contínuo de SO2 / Cromatógrafo líquido de alta pressão, com detetores UV/Vis, fluorescência e varredura de diodo / Analisador de quimioluminescência para peróxido de hidrogênio / Espectrofluorímetro. 
 
Principais Atividades: Caracterização de física e química atmosférica e seu comportamento (compostos inorgânicos e orgânicos) / Caracterização química de ambientes marinhos / Controle de qualidade de dados ambientais químicos / Desenvolvimento de métodos analíticos e amostrais / Desenvolvimento de técnicas de abatimento / Remediação de poluentes / Efeito de substâncias químicas em fauna, flora e saúde humana / Monitoramento químico do ar, água, solo, flora, fauna e saúde humana (inclusive exposição profissional)/ Mudanças climáticas.
 
A equipe fixa de químicos do LAQUAM, liderada pela coordenadora Prof. Tania M. Tavares, é formada por químicos analistas, com área de concentração em química analítica ambiental sendo que cinco pesquisadores mestres/doutores, três dos quais  com treinamento de curta ou longa duração no exterior e uma técnica assistente de pesquisa com doutorado e um  técnico na área administrativa. Cada um dos pesquisadores tem especialidades diferentes, dividindo-se entre meio gasoso/líquido (atmosfera) e líquido/sólido (meio aquatic, marinho e terrestre), e entre compostos inorgânicos e compostos orgânicos. A preocupação com o controle e garantia de qualidade dos dados analíticos tem sido um fator de destaque desta equipe. 
 
Desde o início da década de 80, o LAQUAM participa de exercícios internacionais de calibração, com assessoramento de instituições dos USA e União Européia, particularmente da Alemanha, país que se destaca em desenvolvimento da química analítica de traços e de critérios de qualidade de dados. 

Bibliotecas:

A Bibliotheca Gonçalo Muniz  da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus é muito usada pelos alunos do PPGSAT, especialmente a aprazível sua sala de consulta, com seus computadores ligados ao sistema de bilbiotecas da UFBA. Eventualmente, o PPGSAT utilizou os espaços desta Bibliotheca histórica para realizar reuniões e ministrar aulas, em 2012.
A Biblioteca da Faculdade de Medicina da Bahia, localizada no Vale do Canela, ocupa uma área de 926,07 m2, reúne obras a partir de 1970, com livros, periódicos, teses, fitas de vídeo, um amplo salão de leitura e videoteca. A Biblioteca é uma Ilha do Portal da CAPES, com 10 computadores disponíveis para o acesso universalizado ao conteúdo de revistas internacionais e de bases de dados referenciais. A biblioteca é um Centro Cooperante da BIREME - Biblioteca Virtual de Saúde - que torna disponível aos profissionais desta área, informações técnico-científicas produzidas nacional e internacionalmente. O quadro de pessoal inclui duas bibliotecárias vinculadas à Faculdade, quatro funcionários de apoio e duas bibliotecárias da BIREME. Em 2012, como ocorre anualmente, o PPGSAT incluiu precocemente, em seu Programa Didático, palestra na Biblioteca Central da UFBA Reitor Luiz Fernando Macedo Costa, sobre os recursos e o uso do sistema de bibliotecas da UFBA e FMB.  

Recursos de Informática:

Na sede do PPGSAT, o Laboratório de Informática está equipado com 12 computadores ligados à Internet e capacidade para 20 lugares. A Secretaria tem oito pontos de rede que permitem contato com a rede mundial de computadores. O mesmo ocorre com as Salas de aula e com as salas de Professores (seis pontos de internet, ao todo). O sistema tem apoio eficiente do Help-Desk da FAMEB-UFBA.
Ainda no campus do Vale do Canela, o PPGSAT tem o apoio do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFBA que participa do Serviço de Saúde Ocupacional (SESAO), ambulatório especializado em Saúde do Trabalhador, vinculado ao Complexo-HUPES-UFBA. São 315 m2 de área física, disponibilizando, além dos cinco ambulatórios e das dependências utilizadas pelo setor administrativo do Serviço: uma sala de pesquisa, três computadores ligados à internet e uma sala de aula para 20 pessoas, com equipamento "data-show".